P - Para que servem as escovas duras e médias?
R - As escovas duras e médias, são usadas para a escovação de próteses, nunca devem ser usadas nos dentes naturais, ou na gengiva. Pois causarão um desgaste nos dentes e com certeza machucarão a gengiva.P - Quando fazemos uma refeição e não temos uma escova de dente o que podemos fazer para higienizar a boca?
R - Realize um vigoroso bochecho com água, isto ajuda mas não substitui a boa e tradicional escovação. P - Comer alternadamente alimentos frios e quentes causam algum mal aos dentes?
R - Evite ingerir alimentos muito quentes, em seguida de alimentos muito frios, ou vice - versa , pois podem ocasionar rachaduras no esmalte e danos à polpa dos dentes.P - Caso eu tenha perdido um dente em um acidente, é possível reimplantá-lo?
R - Sim. Recolha o dente sem pegar na raiz, coloque-o em um copo de leite (por até 6h) ou na própria saliva (20 minutos) e leve-o imediatamente ao dentista.
porém, isto se o dente não sofreu algum traumatismo. Neste caso o dentista vai ver a indicação do reimplante.
P - Chupar balas ou mascar Chicletes evitam o mau hálito?
R - Temporariamente sim, mas de modo geral não pois a principal causa do mau hálito são as bactérias que se alimentam do açúcar contido nestes produtos. Ao fazer uso de chicletes seu organismo interpretara que esta se alimentando e liberara ácidos gástricos como não haverá alimentos para ser absorvido ocasionara "queimação" e mau hálito.R - Sim, porque normalmente é adoçado com açúcar e, além disso, diminui a salivação e mancha restaurações.
P- Depois do "canal" nunca mais ira doer?
R - Como trabalhamos com bactérias não podemos prometer que esses dentes iram ou não doer. Durante o tratamento endodôntico "canal" fazemos trocas de medicações hidróxido de cálcio que é uma medicação bactericida e esterilização dos materiais mas a alguns casos onde pode voltar a recolonização de bactérias por este motivo paciente devera retornar a clinica periodicamente para controle do tratamento.Observar 48h apos o tratamento se vai ou não haver dor, passando este momento os 3 primeiros meses
R - Língua presa (freio lingual curto) é uma alteração que já nasce com a pessoa, provoca dificuldade na fala e má posição dos dentes. Há cura para este problema, é só procurar um cirurgião dentista.
R - O tártaro é formado quando a placa bacteriana fica muito tempo sem ser removida, principalmente nos locais de difícil higienização, sendo que os minerais existentes na saliva, começam a depositar-se sobre esta placa bacteriana antiga, petrificando-a uma vez petrificada, esta placa passa a chamar-se tártaro. O tártaro, agrava ainda mais a cárie e as doenças periodontais (gengivite e periodontite), pois quando os minerais depositam-se sobre a placa bacteriana, a superfície torna-se rugosa, o que colabora para que uma nova deposição de placa ocorra devido à aspereza da superfície petrificada. Está nova deposição de placa irá petrificar-se com o tempo e desta forma o tártaro irá crescer em espessura, extensão e em gravidade.
R - Sempre fique atento a sangramentos gengivais. Caso eles ocorram, mesmo em que pequeníssimas quantidades, procure o cirurgião dentista, pois se não tratada a origem, pode-se levar ao desenvolvimento da doença periodontal, a qual causa o amolecimento dos dentes por volta da 4ª década de vida.
Esta é uma doença que muitas vezes instala-se na juventude mas mostra suas seqüelas por volta dos 30 a 40 anos e quando a pessoa percebe geralmente já é tarde. O pior de tudo é que esta doença não dói ou dói somente na fase terminal.
P - Durante o clareamento, o que devo e não devo fazer?
R - Deve fazer:
1. Seguir as orientações do dentista.
2. Retirar o dispositivo de clareamento 1 hora antes das refeições e reiniciar 1 hora após.
3. Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o progresso do clareamento.
4. Guardar o dispositivo, para o caso de necessitar de manutenção.
Não deve fazer:
1. Fumar durante o tratamento.
2. Tomar café, chá, Coca-Cola em excesso.
3. Escovar os dentes logo após retirar o dispositivo.
4. Emprestar o produto para outras pessoas.
P - Quanto tempo dura o tratamento doméstico ?
R - Dura de 7 a 10 dias, usando-se durante todas a noites. Pode haver variações a depender do grau de escurecimento e de quanto se deseja clarear.
P - O dente clareado pode escurecer novamente?
R - Sim. Mas nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção, que é feita em 2 ou 3 noites.
P - O que é ATM?
R - ATM é a abreviatura de "Articulação têmporo-mandibular". Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.
Fonte: Revista da APCD