Tratamento Endodôntico “Canal”
Você acaba de iniciar Tratamento endodôntico “canal” aproveite as dicas abaixo para que seu tratamento seja ausente de complicações
1. O que é tratamento de canal?
Ele consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.
2. Dente ira doer após intervenção?
Cada caso e um caso, alguns pacientes após o término da anestesia de 2 a 3 horas pode começar sentir dor, mas em alguns tratamentos os pacientes sentem um alivio após abertura do elemento dentário.
3. O que devo fazer se meu dente doer?
O paciente pode fazer uso e antiinflamatórios associados com antibióticos. Se no final da consulta o dentista achar necessário a prescrição de medicamentos compre ao sair do Consultório, vá à farmácia mais próxima de sua confiança e compre os medicamentos lembrando que anestesia passara após 2 a 3 horas após a intervenção.
4. Pode voltar a doer um dente com canal tratado?
O tratamento de canal tem um alto índice de sucesso, mas, em alguns casos, o dente pode voltar a doer por diversos motivos: dentes com raízes muito curvas (anatomia complicada); canais calcificados; quebra ou ausência da restauração do dente com canal tratado, com conseqüente recontaminação do canal, fratura de coroa ou raiz podendo acontecer trincas na vertical ou horizontal aparecendo ou não na radiografia.
5. Após o tratamento de canal, o dente necessita de cuidados especiais?
Sim. O primeiro cuidado é restaurar o dente com resina ou Núcleo e coroa “bloco” o mais breve possível para evitar a fratura da coroa e a recontaminação do canal por microorganismos da saliva. Outro cuidado que se deve tomar é fazer controle clínico-radiográfico após 6 meses. Se o dente apresenta lesão óssea perirradicular, os controles são realizados a cada 6 meses até o desaparecimento da lesão. Se essa lesão não diminuir ou não desaparecer no período de 2 anos, é recomendável que se repita o tratamento de canal ou se faça a cirurgia apical, para evitar a extração do dente.
6. O tratamento pode ser feio em uma única sessão?
Existem duas técnicas, sessão única e múltiplas qualquer uma das duas técnicas existem suas vantagens e desvantagens , o dentista realizara aquela que ele tiver mais confiança e segurança para realizar geralmente são feitas em 3 sessões: a 1º Abertura e descontaminação, 2º instrumentação (remoção dentina contaminada) e 3º obturação.
7. O dente que apresenta tratamento de canal é considerado um dente morto?
Não, pois embora o dente não contenha mais a estrutura vital no seu interior (a polpa), o dente é envolvido em toda sua superfície externa por um ligamento vivo (membrana periodontal), permitindo que esse elemento dental continue a executar suas funções normais sem nenhum prejuízo.
8. O tratamento de canal enfraquece os dentes?
O que causa enfraquecimento do dente é a perda da estrutura dental causada geralmente pela cárie, abertura do dente e remoção de dentina contaminada.
9. Este tratamento é completamente eficiente?
O tratamento endodôntico possui entre 85 a 95% de sucesso, desde que bem executado e que os outros procedimentos que reconstituirão o dente, como restauração, coroas “bloco”, incrustações, tratamento de gengiva etc. também sejam bem executados.
10. Sempre que se trata o canal o dente escurece?
Pode ou não escurecer. O dente quando necrosado ‘“morto” não tratado, pode escurecer em um tom amarelado ou acinzentado outro fator que causa escurecimento é o material usado pelo dentista dentro do canal.
11. O que poderá acorrer se o tratamento endodôntico não for realizado?
Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos) que poderá ter consequências mais serias, como dor intensa, inchaço, frebre e bacterimia (bactérias na corrente sanguínea). Se nada for realizado restara a extração do dente.
12. Posso parar o Tratamento a qualquer momento?
Não, após o tratamento iniciado deverá ser finalizado, pois a o risco de fratura do mesmo.
Entre no site e tire outras dúvidas:
Assinar:
Postagens