10 Dúvidas sobre o Implante

06:27
Duvidas Freqüente sobre Implante
  1. Etapas da colocação do implante dentário
As fases do tratamento variam de acordo com as condições do paciente, complexidade e número de implantes utilizados em cada caso, mas basicamente é dividido em 4 fases:
1º Avaliação do paciente e planejamento, com exames radiográficos.
2º Instalação do implante através de uma cirurgia. Após essa fase é necessário esperar por volta de 6 meses, e pode-se optar por colocar uma prótese provisória.
3º Instalação da prótese definitiva sobre o implante.
4º Manutenção, com avaliações periódicas.
  
  1. A Falta de dentes pode me prejudicar?
 Sim. A falta de um ou mais dentes leva a todo um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento, e principalmente causam problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares.
  
  1. Como saber se eu sou um candidato para tratamento como implante?
 Em qualquer situação que houve a perda de um, vários ou mesmo todos os dentes; em casos de insatisfação com a mastigação, próteses mal adaptadas, esteticamente desfavoráveis, e outras situações que podem ser discutidas com o seu dentista.

  1. Sou fumente, posso colocar implante?
 O cigarro prejudica a cicatrização e o processo de osseointegração do implante, sendo muitas vezes o motivo de falhas do tratamento, mas não é considerada uma contra indicação, sendo necessário uma conscientização do paciente para diminuir ou parar o hábito durante as fases do tratamento.
   
  1. Posso fazer a prótese definitiva no mesmo dia da cirurgia?
 Sim, em determinados casos. Trata-se do implante de carga imediata. Nestas situações as condições são favoráveis para a instalação da prótese, que é confeccionada no mesmo dia da cirurgia.
  
  1. Qual o tempo dura o tratamento?
 Depende de cada caso. Na maioria dos procedimentos com implantes convencionais deve-se esperar cerca de 4 a 6 meses para a união do implante com o osso, e assim realizar a confecção da prótese. Há situações específicas em que a prótese pode ser instalada em até 48 horas após a cirurgia, e outras, em que há necessidade de enxertos, tornando o tratamento mais longo
  
  1. Posso sofrer rejeição do implante?
 Não! O implante dentário é feito com titânio, um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo. O que pode acontecer em raros casos é o insucesso por falha na união do implante com o osso.
   
  1. O que é enxerto ósse?
 Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repor o osso perdido, através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo. Há diversas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados no tratamento que vai depender da extensão e quantidade necessária. Os enxertos podem ser feitos previamente ou na mesma sessão da colocação do implante.
  
  1. A instalação do implante dói?
 Não. Todo o processo é realizado sob anestesia local. Nos primeiros dias pode ocorrer um pequeno inchaço por se tratar de um procedimento cirúrgico, porém é uma condição controlada com medicamentos que o dentista irá prescrever conforme a necessidade. O desconforto varia de acordo com a extensão da cirurgia e do próprio organismo do paciente, mas não deve causar transtornos significativos.

  1. Quais as contra indicações para a colocação do implante?
 Alguns casos em que há impossibilidade de realizar cirurgias orais por motivos de saúde do paciente, e deve-se evitar realizar na puberdade, enquanto há crescimento ósseo dos maxilares.

Fonte:Guia do implante