Muitas são as dúvidas a respeito da saúde bucal de crianças recém nascidas até o nascimento dos primeiros dentinhos. As mais freqüentes costumam ser: quando devo levar meu filho pela primeira vez ao dentista? Devo me preocupar com a higiene oral do meu bebê? Como devo fazê-la? Quando deve se iniciar o uso de creme, escova e fio dental? Até que idade posso deixar meu filho chupar bico? E mamar na mamadeira? Quando meu filho vai conseguir escovar os dentes sozinho? Com certeza a maioria dos pais se fazem estas perguntas em alguma época da vida dos seus filhos. Este artigo tem como principal objetivo responder a estas perguntas objetivamente, esclarecendo assim, todos esses mitos que existem na odontologia para bebês.
Antes de responder as perguntas acima, é muito importante falarmos sobre a contaminação e transmissão precoce por microorganismos cariogênicos (bactérias causadoras da cáries). Essa transmissão ocorre pelos contatos freqüentes entre a mãe e o bebê. Por exemplo, beijinhos na boca, ao assoprar e provar o alimento antes de dar ao bebê, chupar a chupeta antes de dar a criança, etc. A mãe não precisa ter cárie para que ocorra essa contaminação, basta que tenha um grande número de bactérias na boca. As bactérias que causam a cárie se instalam somente após a erupção do primeiro dentinho.
Antes da erupção (nascimento) dos dentes é necessário que seja realizada a higiene do leite que fica estagnado nos cantos da boca com uma gaze ou fralda limpa após cada mamada. Deve-se molhar a pontinha da fralda ou a gaze com a mistura de uma colher de sopa de água oxigenada 3 vol. em três colheres de água (essa mistura pode ser feita em grande quantidade e armazenada para uso), limpar a língua, bochecha e possíveis dentinhos que estão nascendo, friccionando as superfícies.
Realização da higiene bucal em bebês
Também poderá ser feita a estimulação da gengiva com dedeiras especiais envoltas no dedo indicador do adulto, pois, ao cuidar da boquinha do bebê desde cedo, a mãe estará criando um ambiente sadio e ideal para a chegada dos primeiros dentinhos, além de motivar o filho a ter bons hábitos de higiene. Dedeira especial para estimulação e higiene oral de bebês. A higiene com a escova dental deve se iniciar logo após a erupção do primeiro dentinho.
Para isso, deve se escolher a escova adequada, com cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas e cabo longo para facilitar o trabalho dos pais. Muitas crianças gostam de realizar a escovação sozinhas, porém ainda não têm coordenação motora para isso, então, deve ser sempre supervisionada pelos pais. O uso do creme dental pode ser feito a partir do momento que inicia-se a escovação, porém, até os 3 anos de idade a criança normalmente não consegue cuspir, devendo assim, os pais fazerem uso de um creme dental sem flúor. A quantidade deve ser semelhante ao tamanho de um grão de ervilha e a colocação na escova deve ser feita pelos pais.
O uso do fio dental é de extrema importância para higiene dos locais aonde a escova não chega, o hábito de sua utilização deve ser iniciado quando a criança já possui os quatro dentinhos anteriores. Os pais que devem realizar esta tarefa também.
Não há nenhuma restrição sobre o aleitamento materno e a amamentação noturna (desde que não contenha açúcar) quando o bebê é menor de 6 meses. Vale lembrar que a criança que mama no peito até aos 6 meses de idade, pelo menos, tem uma menos possibilidade de adquirir hábitos de sucção não nutritivos, como sucção do dedo e da chupeta. Após a erupção dos primeiros dentinhos, por volta dos 6 meses de idade, o aleitamento e amamentação noturnos devem começar a ser controlados para que o desmame noturno ocorra por volta dos 12 meses de idade.
Os hábitos não nutritivos como chupar o dedo e a chupeta devem começar a ser removidos a partir dos 2 anos de idade, antes disso eles podem fazer parte da vida da criança pois elas estarão na fase oral de desenvolvimento.
Vale lembrar que os hábitos podem ocorrer até a idade prevista desde que não seja colocada nenhuma substância para adoçar, como açúcar e mel, nem na chupeta, nem na mamadeira. O leite deve ser puro, sem misturas como achocolatados ou outros.
A primeira consulta ao dentista deve ser realizada antes mesmo da erupção do primeiro dentinho para que os pais sejam orientados corretamente e que sejam esclarecidas todas as dúvidas quanto a saúde bucal de seus filhos.
Fonte: ciclovittal.com
Assinar:
Postagens